Paciência é a palavra chave para o sucesso

Paciência é a palavra chave para o sucesso


19/07/2017

Sem dúvidas, Se formar é o sonho de todos os estudantes, não é? Mas depois vem aquele pensamento: e agora? Bom, se você já fazia estágio e tem a chance de ser efetivado, aproveite essa chance! Fique, faça um bom trabalho e ganhe experiência.

No início da carreira, é interessante se manter no estágio ou no emprego atual, para adquirir experiência profissional, mas se você não tem um estágio ou não tem a possibilidade de ser efetivado, calma! Sempre existem outras opções.

Cautela financeira

Quando você começar seu negócio, é importante que você não “faça loucuras”, que não gaste todo seu dinheiro guardado de uma vez só. Paciência é a palavra chave! Comece aos poucos, estude seu mercado, conheça seu nicho, invista em coisas pequenas e que te trarão um retorno comprovado. É preciso lembrar de fazer reservas financeiras.

E nada de se desesperar com as dificuldades iniciais. Uma ótima ideia é montar o seu escritório em sua própria casa, assim você economiza com o aluguel de uma sala e pode usar esse dinheiro em coisas mais relevantes para esse momento. Mas olha, já vou avisando, trabalhar de casa não é tão fácil quanto parece, pois existem inúmeras distrações o tempo todo! Mas dá uma olhada nas 5 dicas para ter o home office perfeito, que com certeza vão te ajudar a se organizar!

Faça contatos

Desde cedo, é importante que você conheça pessoas do seu ramo de negócios. Já desde a faculdade ou em seu estágio, se fazer presente e apresentar o seu “cartão de visitas” é uma importante ferramenta para o sucesso. Essa prática também é conhecida como networking.

Mas lembre-se: um networking de qualidade tem muito mais a ver com a qualidade de conexões estabelecidas do que a quantidade de pessoas que está nela. Não precisa sair por aí se apresentando ou adicionando todo mundo pelo Facebook ou Linkedin, busque contatos que tenham a ver com seu trabalho e foque sua atenção em pessoas em quem você vê potencial em um relacionamento futuro.

 

Esteja nas redes sociais

Redes sociais é talvez o maior meio de conhecer profissionais do seu ramo e apresentar seu trabalho. Como já falei em outros posts, é essencial ter redes profissionais que sejam separadas dos seus perfis pessoais. Quem está começando pode ter alguma dificuldade para saber o que publicar, já que não tem tantos projetos.

Portanto, as dicas que eu te dou são: posts de inspirações são uma boa no começo, claro, sempre dando os devidos créditos. Essa é uma boa estratégia nos momentos iniciais, mas à medida que seu negócio for crescendo, essa prática tem de ir diminuindo.

Outa ideia legal de post é dar dicas de arquitetura, como por exemplo, fazer um post de 10 lugares que todo arquiteto deveria conhecer em São Paulo. Além disso, você pode contar um pouco do dia a dia da sua rotina de trabalho, como uma loja bem diferente que você visitou ou até postar detalhes da decoração da casa de um amigo que você foi para tirar algumas fotos. Dessa maneira você estará colocando um pouco da sua personalidade nas suas redes sociais. Eu própria costumo fazer bastante posts assim e costuma funcionar bem! Mas lembre-se: procure usar fotos mais pessoais bem esporadicamente, pois as pessoas estão mais interessadas na vida profissional do que propriamente na sua vida pessoal.

O mais importante é manter sempre a calma. Aproveite as oportunidades que surgirem, mesmo que seja trabalhar em um outro escritório de arquitetura para só depois montar o seu. Busque novos contatos, promova sua imagem em suas redes sociais e as coisas vão acontecer, basta ter um pouquinho de paciência e manter o foco.

 

Lucila Turqueto

Sem Comentários

LEAVE A COMMENT