Dica simples para medir resultados de uma ação

Dica simples para medir resultados de uma ação


12/10/2017

Uma estratégia para divulgar seu trabalho é fazer parcerias com blogueiros, clientes e lojas que já tenham uma boa audiência na internet, seja no próprio site ou através das redes sociais. E vários profissionais do mercado, arquitetos, designers de interiores e paisagistas me perguntam como saber se essa parceria vai trazer resultados.

Se você também tem a mesma dúvida, hoje venho apresentar um dica simples para quem está começando a trabalhar com as ações de marketing. Sei que eu sei muita gente talvez ainda não tem familiaridade com o assunto.

É indispensável fazer esse tipo de análise, para que você possa verdadeiramente avaliar se houve uma contrapartida vantajosa para o tempo e o esforço que cada ação demandou.

Existem diversas técnicas para apurar o retorno de um investimento (ROI). Aqui vou te ensinar como usar uma ferramenta básica, sem precisar entender de programação e mesmo que não tenha sequer configurado o Google Analytics.

O melhor é que basta seguir um passo a passo bem simples, de forma totalmente gratuita. Você pode colocar em prática imediatamente, sem precisar ter ajuda de especialistas.

O que fazer para medir os resultados de uma ação?

Para que seja bem fácil entender esse método, aí vai um exemplo.

Vamos supor que você fez uma ação específica com uma loja que tem muita visibilidade e uma rede social bem ativa.

Eles te convidam para assinar a vitrine dessa loja (ou um ambiente). Em troca, a proposta é divulgar seus canais. Essa recomendação pode trazer clientes interessados em projetos, além de movimentar sua rede e contribuir para sua autoridade no mercado.

Na teoria, parece ótimo. Eu sei. Aqui entra a parte em que você precisa medir esse retorno para que possa comparar com o tempo e esforço demandados.  

Vamos imaginar que a métrica principal seja tráfego. Quantas pessoas visitaram seu site ou página devido à indicação do seu parceiro? Uma forma simples de medir isso é usando um link personalizado.

Antes de fechar a parceria, você pode dizer para a loja que tem interesse na divulgação de um link específico, já que por ele será capaz de medir quantas pessoas abriram o endereço apontado.

E para fazer isso de forma simples e totalmente gratuita, eu recomendo usar um encurtador de URL. Existem vários, mas posso dizer que tenho uma ótima experiência com o bit.ly

Como funciona o encurtador de URL?

Você insere nele a URL do seu site ou página, que será transformada num endereço codificado e bem curto. Minha dica extra é que aproveite a possibilidade de customizar esse link de maneira que fique mais amigável. Por exemplo: bit.ly/seusite

E quando o seu parceiro divulgar seu trabalho usando esse link específico, as informações estarão sendo registradas. Assim, basta entrar no bit.ly para ver os resultados em gráficos e números em nenhuma complicação.

Por último, ainda sugiro que se houver intervalo de tempo entre uma ação e outra com parceiros diferentes, aproveite o mesmo link. O que vai tornar ainda mais simples essa comparação.

Se a loja X trouxe 200 acessos e a loja Y trouxe 2 mil acessos, em qual delas valeu mais a pena investir seu tempo.

Só não esqueça que também precisa ponderar a qualidade desses acessos. Por isso ao analisar o ROI de forma mais precisa, usando o Google Analytics, além do tráfego, as empresas consideram número de conversões e vendas.

Mas com essa ferramenta básica que expliquei aqui, você não terá dificuldade para fazer uma primeira avaliação, que já pode sinalizar o melhor caminho a seguir.

Lucila Turqueto

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