Como funciona o algoritmo do Facebook?

Como funciona o algoritmo do Facebook?


03/10/2017

Você já deve ter escutado falar do algoritmo do Facebook ou do Instagram, certo? Todas as redes sociais trabalham com algum tipo de algoritmo, que nada mais é do que um recurso utilizado para determinar o que aparece primeiro no seu feed de noticias, baseado em uma série de mais de 1000 elementos individuais que contribuem para determinar o que é mais relevante para cada perfil.

Porém, entre todos esses elementos, quero destacar os três elementos mais importantes para esse algoritmo: o engajamento com uma postagem, o tempo de uma postagem e o peso das interações com a postagem.

Como assim o Facebook não exibe todo o conteúdo?

Bom, por mais chato que possa parecer que o Facebook não te mostre tudo o que é postado por quem você segue, é essencial esse tipo de “controle” no seu feed. Imagina se você tem 1000 amigos e cada um posta pelo menos 2x por dia? Já imaginou tentar acompanhar mais de 2000 postagens por dia? Pois é, se não existisse esse algoritmo, a sua linha do tempo ia ficar mega lotada de conteúdo de todos os tipos…por isso é tão importante que o Facebook crie algumas regras.

Vale ressaltar que no Facebook, quanto mais antiga uma publicação, menor o peso dela (menos relevante ela se torna). Portanto, uma postagem que você fez um ou dois anos atrás, dificilmente ela será vista por alguém. Portanto, sabendo disso, uma ótima técnica para fazer uma postagem antiga ter engajamento novamente é reutilizar uma publicação. Depois de muitos meses e muitas semanas, não tem problema você “ressuscitar” uma postagem. Eu faço bastante isso no Casa de Valentina. Se uma postagem antiga sua fez sucesso, não tem problema nenhum que você use o Facebook para chamar as pessoas novamente para ver essa publicação.

Mas isso é para o Facebook. Já para o Pinterest, essa história de “quanto mais antiga, menor o peso” é beeeem diferente. O algoritmo do Pinterest tem outros elementos para levar em consideração as postagens.

Ficou curioso para entender melhor como funciona o algoritmo do Facebook? Então assiste o vídeo que eu te explico bem detalhado como esse algoritmo funciona para o Facebook e até as regras de funcionamento para o Pinterest:

Lucila Turqueto

Sem Comentários

LEAVE A COMMENT