Faço um blog variado ou nichado?

Faço um blog variado ou nichado?


12/07/2017

Você decidiu criar um blog para a sua marca, mas ainda tem dúvidas sobre os assuntos? Bem, vou falar um pouco da minha experiência com o blog Casa de Valentina e espero te ajudar nessa decisão.

Falar sobre diversos temas não é interessante

Se você decidiu criar um blog de arquitetura, é importante manter os posts relacionados ao tema. Poste sobre tendências, eventos, seus projetos, inspirações e tudo mais que tiver relacionado. Mas se começar a postar sobre coisas que não tem nada a ver com arquitetura, como por exemplo, adestramento de animais, rssss bom, estará fugindo totalmente do foco e não vai se tornar uma referência.

A importância de ter um nicho

Quando se é um profissional de um mercado específico, falar sobre um tema ligado a sua profissão transmite ainda mais confiança para os seus potenciais clientes, pois é uma possibilidade que você tem de mostrar que realmente é uma autoridade no assunto.

Com a definição de um tema, uma rotina recorrente de posts e um bom trabalho nas redes sociais, a tendência é que as pessoas sempre voltem para ver as novidades do seu blog, o que fortalece sua autoridade e o fato de ser uma referência naquele determinado assunto.

Quando for definir o seu nicho de mercado, não pense no que é mais rentável ou está em alta no momento, esses na maioria das vezes são mais concorridos. Pense em qual tipo de trabalho você quer fazer, com qual o seu estilo mais se identifica, afinal, você vai ter que produzir conteúdos sobre esse tema por um bom tempo, então é bom que você goste do assunto.

Definir o seu nicho de mercado, ou seja, segmentar dentro do universo da arquitetura e da decoração é uma ótima maneira de atingir o sucesso. Essa ideia é tida como uma forma de se destacar na profissão.

Após definir o seu nicho de mercado, ficará mais fácil atingir o seu público-alvo e definir a persona do seu público. Entender seu público, pesquisar sobre seus hábitos, gostos e linguagens vão fazer com que você se aproxime dessas pessoas e produza um conteudo mais voltado ao interesse deles.

Avalie o mercado e a concorrência

O mercado digital de decoração e arquitetura é muito amplo aqui no Brasil e ainda foi pouco aproveitado. Por isso, ainda tem muito espaço e facilidade de crescimento, pois não a concorrência não é tão grande e apresenta um mercado bem amplo.

Esse é um grande ponto positivo, e neste sentido você pode ter uma grande vantagem competitiva. Mas nem por isso deve deixar para amanhã! O ideal é que comece agora e aproveite essa oportunidade do mercado.

Bom, agora você já tem as informações necessárias para começar seu próprio blog, certo? Defina seu tema, avalie o mercado, junte as informações mais importantes e mãos à obra!

 

Lucila Turqueto

Sem Comentários

LEAVE A COMMENT