Estratégias de Marketing Digital para Profissionais da Área de Decoração

Estratégias de Marketing Digital para Profissionais da Área de Decoração


30/01/2017

Aprenda a usar as ferramentas da internet e saiba atrair público para seu negócio

 


Convidei meu parceiro João Leão para um bate papo ao vivo sobre a importância do marketing digital para profissionais de Arquitetura  e Decoração.Abordamos diversos assuntos e a seguir teremos um breve resumo, mas se quiser assistir o vídeo completo, basta clicar aqui.

 

Consolidando sua marca

  • Uma das primeiras perguntas foi sobre fidelizar o cliente. João apresentou o conceito de overdelivering, que se trata, basicamente, de entregar além do que o consumidor esperava.
  • Fazendo isso, o profissional está agregando valor a sua prestação de serviços e consolidando seu espaço no mercado. Lembre-se: conquistar um cliente custa muito mais caro do que manter.
  • Sendo assim, aproveitando as modernas ferramentas digitais, é importante continuar a oferta de valor mesmo após a entrega do projeto. É possível fazer isso através de dicas e diversos conteúdos.
  • Além disso, durante esse relacionamento com o cliente é importante ser capaz de compreendê-lo, identificando suas dores e desejos. Fazendo isso, conseguirá ser mais persuasivo.

 

Valor é diferente de preço

Outra questão relevante é a percepção de valor. Muitos consumidores não têm consciência de como é importante contar com um profissional habilitado, por isso acabam entregando seus projetos nas mãos erradas.

Esse tipo de comportamento deve ser desestimulado. Não venda um projeto, mas soluções. Mostre os diferenciais a longo prazo.

Quando estava planejando meu casamento, tive dúvidas em contratar uma assessoria especializada. Foi quando as profissionais me esclareceram a importância de seu trabalho.

Elas também demonstraram, por meio de números, o valor de sua experiência e relacionamento no mercado. Somente com os descontos obtidos junto a fornecedores, já seriam capazes de economizar mais do que eu pagaria a elas.

Não tive mais nenhuma dúvida para contratá-las. Elas quebraram o principal ponto de objeção.

 

Compartilhe o conhecimento

Quando montei o canal do YouTube para falar sobre o que aprendi sobre marketing digital aplicado a minha área, muita gente me questionou.

Afinal, por qual motivo entregar gratuitamente um conhecimento que levei anos para acumular? Para aprofundar o relacionamento com o público.

 

Dicas para publicações

  • A produção de conteúdo deve ser constante e utilizar os diversos meios disponíveis. Ao menos uma publicação por dia;
  • Não concentre seu esforço em uma plataforma sob controle de terceiros. Por exemplo, o Facebook, que tem constantes mudanças de regras.
  • Tenha seu próprio site e blog, assim vai direcionar seu conteúdo para construir audiência para um canal que você tem pleno controle;
  • Além disso, diversificar a oferta de conteúdo é importante, pois cada rede tem características próprias;
  • Seu público está nas redes sociais. O Brasil é um dos países com maior engajamento na internet;
  • Identifique seu público alvo e o que ele quer ouvir. Trabalhe também com o conceito de persona, que é um personagem fictício com atributos semelhantes ao de um cliente ideal para o serviço que você oferece;
  • O site deve ser pensado e ter um objetivo, deve agregar valor para o consumidor, informar o que ele quer saber e gerar uma conversão para contratar o serviço. Hospedar um blog para gerar valor através de conteúdo. Também deve ser responsivo, ou seja, pensado para o acesso via smartphones;
  • Respeite os direitos autorais. Fotos de terceiros devem estar acompanhadas dos respectivos créditos. Além disso, se você quer construir uma marca, é importante focar em conteúdo próprio;
  • Quando contratar um fotógrafo é importante estabelecer por escrito que terá autonomia para utilizar as fotos livremente nos meios que julgar importante.

 

Observe a segmentação

Não dá pra agradar todo mundo, ou seja, você não vai atender ao mercado inteiro. Precisa identificar o que você faz de melhor e qual perfil de público que tem melhor capacidade para atender.

Lucila Turqueto

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