Entenda como é possível (e rentável) viver de Blog

Entenda como é possível (e rentável) viver de Blog


30/01/2017

Hoje separei alguns vídeos nos quais eu falo um pouco de minha experiência pessoal como editora do blog Casa de Valentina.

A seguir, conto mais sobre como surgiu o projeto, quando decidi sair do meu emprego anterior e, também, comento importância de se dedicar a uma ideia que faz sentido para você.

 

Como começou o blog Casa de Valentina

Pouca gente sabe, mas eu não sou decoradora nem arquiteta. Na verdade sou graduada em Jornalismo e Publicidade, com pós em Administração. Antes do blog eu trabalhava na área de marketing da TV Globo.

Em 2008 eu estava reformando minha casa e comecei a pesquisar. Logo, me apaixonei pelo assunto. Fiz uma verdadeira imersão. Consultei revistas, sites especializados, enfim, busquei todas as fontes de informação que fosse possível.

Reuni tudo em uma apresentação de Power Point que ficou enorme. Um dia, o arquivo travou e chamei um amigo para me ajudar. Foi então que, vendo o conteúdo que eu reuni, ele insistiu para que eu usasse o material para montar um blog. Na época quase não havia blogs de decoração aqui no Brasil. foi dessa maneira que as coisas começaram.

Na mesma época, uma tia queria montar uma loja de decoração e me pediu ajuda para escolher o nome. Ela queria algo diferente, um nome de mulher que fosse forte.

Para ajudá-la, pesquisei muito sobre nomes até chegar a Valentina. Ela acabou não montando a loja. Como eu não pretendia usar meu nome no blog, acabei aproveitando a ideia.

O engraçado é que as pessoas sempre me perguntam sobre a Valentina, como se fosse alguém real. Em eventos presenciais, até mandam abraço para ela e perguntam o motivo de sua ausência.

Como ganho $$$ com blog?

.Muitas pessoas me perguntam como ganho dinheiro. Acho super compreensível essa dúvida, por ser uma profissão relativamente nova. Por um tempo eu trabalhei com banner de publicidade, mas hoje eu trabalho com produção de conteúdo de relevância. Hoje é o principal modelo que a gente trabalha comercialmente. Também tem cobertura de eventos. Mas quando é um post pago eu sempre aviso. Mas na grande maioria dos casos são marcas que eu já sou consumidora.

Largar o emprego para montar um blog?

Pra mim foi muito difícil tomar a decisão de sair da empresa na qual eu trabalhava, a TV Globo, e me dedicar exclusivamente ao blog. Era uma empresa com estrutura muito boa e eu era muito feliz lá dentro.

Mas quando comecei a me dedicar integralmente ao Casa de Valentina, a velocidade de crescimento foi infinitamente maior.

Por isso, minha sugestão é você se dedicar full time para aquilo que você mais acredita. Nenhuma das duas profissões são atividades pequenas a ponto de você tocar como se fosse uma coisa secundária na vida.

Lucila Turqueto

1 Comentário

  • Patricia Junqueira
    26/02/2017

    Parabéns pelo conteúdo e material! É muito bacana você compartilhar como começou e estruturou o seu trabalho.

LEAVE A COMMENT