Email marketing: como gerar mais clientes por meio desse canal?

Email marketing: como gerar mais clientes por meio desse canal?


22/10/2017

Tenho conversado todos os dias com arquitetos e designers de interiores sobre como usar a internet para atrair e fidelizar mais clientes. Se esse também é seu objetivo, garanto que precisa usar o email marketing do jeito certo. Uma das maiores vantagens dessa ferramenta de baixo custo é gerar resultados fáceis de medir.

Aqui no blog e também no Casa de Valentina, recomendo a todos os meus visitantes que se cadastrarem na lista de e-mail para nunca perderem as novidades. E quem faz isso fica muito satisfeito.

A razão é que o email continua sendo uma forma super eficaz para você se conectar com os assuntos do seu interesse. E nesse artigo vai encontrar dicas simples e muito úteis que eu selecionei.

Mas as redes sociais diminuíram a importância do email?

Essa é uma dúvida muito natural. E para entender melhor, você pode comparar com a roupa que usa para ir num casamento e aquela que escolhe para ir na praia.

Cada ambiente e ocasião tem suas próprias regras. E da mesma forma que não faz sentido ter só looks elegantes no guarda roupa, na internet você também precisa aproveitar o melhor que cada canal pode te oferecer.

As redes sociais são ótimas para expandir o seu alcance. Aqui no blog eu sempre mostro dicas sobre:

  • Como usar o Facebook;
  • Como usar o Instagram;
  • Como usar o Pinterest;
  • E outras plataformas que fazem sentido para seu negócio.

Eu também explico que você não deve ficar restrito somente a elas, mas construir seu próprio ambiente, onde é você quem define as regras, levando em consideração aquilo que mais agrada o seu público.

O que importa é a atenção

Por mais que você tenha uma audiência engajada nas redes sociais, o cenário pode mudar. E não faz sentido perder o trabalho que levou tempo para desenvolver, concorda?

Quem não se lembra do Orkut? O próprio Facebook sempre faz mudanças significativas que restringem muito as publicações das páginas.

A razão para isso é que ao passar do tempo as pessoas vão adicionando amigos e novos interesses. E não existe forma de exibir todo esse conteúdo na timeline.

Por outro lado, sua atenção fica cada vez mais dispersa. Quantas vezes já viu algo interessante, mas naquele momento tinha outras prioridades?

Uma das vantagens do email marketing é que ao abrir sua mensagem, seu público estará interagindo reservadamente com o conteúdo que você oferece. E pode, inclusive, abrir novamente o email no momento mais adequado para se concentrar naquele assunto.

Como fazer email marketing?

Se você já tem acesso ao Marketing Decór, ou acompanha o blog com frequência, certamente já me viu falar como é importante ter o seu site, preferencialmente com endereço próprio.

O mesmo vale para o email marketing, que é bem diferente do Gmail, ou qualquer outro serviço gratuito que utilize. Custa pouco para ter um domínio próprio, no estilo www.seusite.com.br e uma ferramenta de email marketing. E o mais importante é que o investimento compensa.

Você pode escolher entre plataformas como Mailchimp, Leadlovers ou RD Station, entre inúmeras outras. E que benefícios você terá?

  • fortalecer sua marca;
  • atrair e reter clientes;
  • gerar engajamento;

Tipos de emails que você pode enviar

Quando estamos falando de envio em massa, existe o objetivo claro de convencer alguém a fazer alguma coisa. Então, nenhuma mensagem é por acaso quando fazemos email marketing. Veja agora como são classificados os envios.

Desencadeados

Se você já comprou pela internet, reparou que ao confirmar a transação também recebe uma mensagem direto na sua caixa de entrada? É uma comunicação que se originou da interação do cliente com a empresa.

As ferramentas que eu citei possibilitam várias formas de automação. Então se o internauta clicar em certo link ou abrir uma página específica e já tiver informado seu contato, vai receber um email.

Disparos

Por outro lado, é aqui que a sua criatividade e relevância será mais testada. Quando faz um disparo para sua lista, o primeiro desafio é garantir que a mensagem seja aberta.

Por isso a forma como adquire os contatos para quem vai enviar email é da maior importância. As pessoas só vão abrir aquilo que realmente seja do seu interesse. E as mensagens indesejadas são consideradas spam.

Pode observar: que tipo de mensagens você abre na sua caixa de entrada? E quais você simplesmente ignora?

Se alguém não se cadastrou espontaneamente para receber suas informações, não force a barra. Adquirir listas prontas de email é uma péssima ideia! Por isso veja a seguir como formar uma base crescente de pessoas interessadas no conteúdo que você oferece.

Como construir sua lista?

Assim como qualquer outro tipo de negócio que aplique o marketing digital, arquitetos e decoradores também precisam formar uma lista de contatos. Veja bem, ao longo de sua carreira, vai se deparar com pessoas:

  • Que demonstram interesse pelo seu trabalho;
  • Demoram para decidir ou questionam algum ponto;
  • E, por fim desaparecem.

Se você acha que ter centenas ou milhares de curtidas na sua página do Facebook vai te ajudar com isso, talvez chegou a hora de abrir os olhos. Somos bombardeados por informação o tempo inteiro. E aquilo que deixa de ser relevante desaparece da nossa mente.

Afinal, quando estamos diante de uma aquisição ou investimento, é bem comum a nossa tendência em postergar a decisão. Queremos saber:

  • Está em dia com as tendências do mercado?
  • Faz sentido para mim?
  • Será vantajoso nessas condições?
  • É o que eu mais preciso agora?

Por isso, o Inbound marketing, também conhecido como marketing da atração, ganha cada vez mais espaço. Além de atrair clientes, você precisa se relacionar com eles, educando sobre o serviço ou produto que oferece, eliminando qualquer objeção.

Sua base de contatos é a oportunidade de realizar tudo isso. Mas para que uma pessoa forneça as informações dela, antes você precisa ser útil.

Nas redes sociais

Ofereça um conteúdo valioso, a sua isca digital. Pode ser um e-book, vídeo, modelo de planilha. E para ter acesso gratuito, a pessoa precisa informar nome e email. Também pode ser um produto pago, de baixo valor, desde que haja real interesse do seu público naquilo.

No seu blog

Todas as páginas precisam ter formulários para que o visitante se cadastre e receba mais informações. Para estimular, você pode oferecer conteúdos exclusivos. E os formulários podem estar no topo da página, na barra lateral, no meio dos textos e também no rodapé. Cadastrar visitantes tem que ser uma prioridade do seu blog.

Tipos de email marketing

Agora que você já tem uma lista de cadastros, veja os principais tipos de email marketing para se inspirar na criação dos conteúdos.

Transacionais

  • Confirmação e recibo de compra;
  • Código de rastreio na transportadora;
  • Notificação de entrega;
  • Suporte ao cliente.

Relacionais

  • Artigo do blog;
  • Newsletter (resumo semanal);
  • Pesquisa de opinião;
  • Webinar;

Promocionais

  • Ofertas;
  • Novo produto ou serviço;
  • Eventos;

E, o mais importante: seja útil!

Essa é a regra de ouro no email marketing. Então ao invés de enviar um e-mail pensando: “Olha que legal o meu projeto”, busque sempre a linha “Veja como esse projeto é ideal para suas necessidades e desejos”.

Não vai ajudar ficar falando apenas de você, como é um grande arquiteto ou designer de interiores, os cursos que já fez, prêmios que já recebeu. O que faz sentido para as pessoas é saber como seu trabalho pode ser útil para elas.

Então, aí vai meu bônus. Antes de enviar um email faça 3 perguntas:

  • Quem se importa com isso?
  • Porque agora?
  • Qual benefício você oferece?

Espero que as dicas sejam muito úteis, pois selecionei cada uma delas com muito carinho. Mas se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário logo abaixo.

E, só pra confirmar: você já se inscreveu na minha lista de e-mail né? 😉

 

Lucila Turqueto

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