Cases de sucesso: Viver de Blog

Cases de sucesso: Viver de Blog


22/09/2017

Viver de blog é um dos maiores sites de conteúdo sobre marketing digital no Brasil. Fundando por Henrique Carvalho, o blog é recheado de conteúdos de marketing digital, com produção de artigos, e-books e infográficos gratuitos para todo o tipo de consumidor, desde aqueles com conhecimento mais básico até artigos mais aprofundados para aqueles que já estão mais por dentro do assunto, além de ter mais de 150 mil pessoas cadastradas para receber o conteúdo exclusivo deles.

“A Viver de Blog existe para ajudar pessoas das mais diversas áreas a entender quais são os ingredientes necessários para obter sucesso através do marketing de conteúdo. Queremos mostrar que não há segredo algum, apenas anos de muito estudo e prática que estão sendo transformados em conteúdos de qualidade para você”.

 

Estratégia no blog

A Viver de Blog usa um formato bem consagrado de marketing digital, mas que funciona muito bem. Os artigos são produzidos sempre pensando no tipo de cliente que tem – um consumidor em busca das melhores dicas para alavancar o marketing digital do seu negócio. Sabendo disso, eles são excelentes em entregar exatamente o que o cliente procura.

Além disso, vale destacar a ótima estratégia de SEO promovido pelo blog. O título dos artigos convida as pessoas para a leitura de maneira quase que “irresistível”. Por exemplo, você é uma pessoa em busca de estratégias e dicas para aprender mais sobre marketing digital e você se depara com o título ” 7 Nomes da Fotografia Profissional que usam o potencial do Instagram para Alavancar sua carreira”. Impossível não chamar sua atenção, né? Você com certeza vai abrir, em busca de exemplos reais. A ideia de usar títulos com listas, como “Veja 5 dicas de como atrair mais clientes para seu canal no Youtube” é ótima para chamar a atenção e atrair as pessoas para seu artigo.

Outra estratégia bem utilizada é o como eles entregam o conteúdo deles. Além dos materiais gratuitos que qualquer um tem acesso pelo site, eles possuem diversos e-books bem completos sobre marketing digital, mas para você ter acesso a esse conteúdo, você precisa cadastrar seu e-mail para o envio. Percebe a ótima sacada? Eles te oferecem um material exclusivo, de graça, ao passo que eles cadastram seu contato na base de e-mail deles. É a famosa “win-win situation” (situação onde as duas partes saem vencendo).

E no Facebook e Instagram?

Bom, não é só o blog do Viver de Blog que tem ótimos resultados na internet. As redes sociais também são uma das maiores do seguimento. No Facebook, eles tem mais de 320 mil curtidas, enquanto que no Instagram, são cerca de 101 mil seguidores.

Aqui vale destacar que talvez o público que acesse o blog seja um pouco diferente do público das redes sociais. O público que acessa o blog está em busca de artigos mais aprofundados sobre o tema, com um tempo maior para se dedicar a aprender sobre marketing digital. Já nas redes sociais, são pessoas em busca de dicas rápidas e práticas e conteúdos mais enxutos, para um momento que estão navegando pelo celular, mas com certeza, o conteúdo do blog é complementar ao das redes sociais e dialogam super bem.

Tipo de conteúdo

Bom, há de se imaginar que a maioria do conteúdo é sobre marketing digital, mas vale destacar como a Viver de Blog faz isso de maneira dinâmica e bem “visual”. Os posts são curtos e se encaixam bem à plataforma de onde fazem parte. Vale destacar que o mesmo conteúdo que eles usam no Instagram, eles replicam no Facebook (ou vice-versa). Dá uma olhada nesse exemplo que mostra perfeitamente que o conteúdo deles é feito para atender o que os usuários querem, da maneira que eles querem:

Além disso, eles usam muito também frases motivacionais, seja em vídeos de palestras ou de maneira mais explícita em uma imagem. Esse estilo de postagem se enquadra bem na estratégia adotada pela empresa:

Periodicidade das postagens

A página tem uma média de 3 postagens por dia, tanto no Facebook quanto no Instagram. Apesar de ter uma média alta de postagens, essas tem uma média alta de engajamento dentro do Facebook. Não é qualquer página que funciona com uma média alta de postagens, mas o periodicidade foi decidida com base no comportamento de seus seguidores.

Nesse caso, é importante ver como a Viver de Blog conseguiu criar uma identidade própria, ao deixar bem claro ao seu público como e quando eles entregariam o seu conteúdo. Além disso, eles fizeram um discernimento bem grande do perfil de cada plataforma deles, entendendo que o público do blog nem sempre está buscando as mesmas coisas que o público das redes sociais. Todas as estratégias e consistência nas publicações criaram uma grande conexão com o público, tornando a Viver de Blog uma das maiores referências quando se trata de dicas de marketing digital. De acordo com o próprio slogan deles, “Viver de blog: mais que um blog, um estilo de vida” e eles são impecáveis em oferecer esse estilo de vida defendido por eles.

Lucila Turqueto

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