Cases de sucesso: Starbucks

Cases de sucesso: Starbucks


29/09/2017

A Starbucks dispensa apresentações, né? Tanto em cenário nacional quanto internacional. Todo mundo sabe que a empresa é uma das maiores redes de torrefação e venda de café em todo mundo, que foi criada em 1971 e que todo mundo é apaixonado pelos cafés e pela marca. Mas o que as pessoas não sabem é que em 2008 a empresa enfrentou sérios problemas, quase encarando uma falência e só conseguiu se erguer por conta de suas mídias sociais. Pois é, foi em seu marketing digital que a empresa encontrou forças para se reerguer e se tornar uma gigante dentro da internet também.

A grande pergunta: Como?

Você provavelmente deve estar se perguntando como a Starbucks conseguiu se reerguer de tal maneira. Bom, a resposta é mais simples do que você poderia imaginar: relacionamento.

A empresa percebeu a falta de fidelização de seus clientes e grande perde de tráfego nas suas lojas, então eles buscaram ações que incentivassem a maior participação dos mesmos. Partindo desse ponto, a empresa propôs uma simples pergunta aos seus clientes”Você tem uma ideia?“, através de sua Central, o “My Starbucks Idea”. Dessa maneira, eles conseguiram tornar o seu cliente mais participativo e ao mesmo tempo conseguiram entender o que os eles gostariam de “ver” dentro da uma loja da Starbucks. A empresa conseguiu conquistar não apenas o respeito do seu consumidor, mas também o carinho, criando uma ótima base de relacionamento.

E a empresa percebeu que os resultados estavam dando super certo, com o sucesso da participação opinativa de seus clientes! O que fazer quando uma ação de marketing está funcionando? Exato, continue apostando nela. E foi nesse passo que a Starbucks viu que seu marketing digital era o caminho perfeito para fidelizar seus clientes e continuou expandindo sua participação em todas as redes sociais, dando cada vez mais voz para seus consumidores.

Não à toa, hoje a rede de cafés é gigante nas redes sociais. No Facebook, a marca tem aproximadamente 37 milhões de curtidas. Já no Instagram, a empresa tem 15 milhões de seguidores, e sua página da Starbucks Brasil, tem cerca de 500 mil seguidores. Impressionante, né?

Tipo de conteúdo

A Starbucks encontrou o caminho das pedras dentro da internet: participação e relacionamento com seus consumidores. Assim, seu conteúdo é desenvolvido sob esse propósito. A grande maioria das postagens são sobre a experiência dentro de suas lojas ao redor do mundo inteiro, sobre novos sabores de café (pedindo para que o publico comente e opine sobre os novos sabores), como os sabores são criados ou testados e até mesmo fotos de clientes reais desfrutando de algum de seus produtos.

E foi diante de uma dessas ações de marketing que a Starbucks obteve um de seus maiores sucessos nos últimos tempos. No começo desse ano, a empresa lançou apenas na América do Norte um frapuccino sabor “Unicórnio”, com os dizeres que só pode ser bebido por aqueles que acreditam na figura mitológica do unicórnio. Antes de ser lançado, o produto sofreu muita especulação dentro das redes sociais e o Instagram foi inundado por fotos do café rosa, chegando a ser trendy!

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando se o sabor é tão deliciosa quanto a aparência, certo? Ahhhhn, a resposta é definidamente não. Muito mais do que uma ação de marketing do que propriamente um novo produto a ser adicionando ao cardápio (tanto que não foi lançado em nenhum outro país e logo foi tirado de circulação dentro dos países lançados), o “Unicorn Frapuccino” serviu como um experimento, que funcionou muito bem nas redes sociais, mas não foi tão bem assim como sabor de café. A Katy Perry provou na época o frappuccino e bem…vejam vocês mesmo a reação dela:

I love her, I have no words 😍 @katyperry #katyperry #katycats #KP4 #keiry 😏

Uma publicação compartilhada por KATHERYN HUDSON ❤ (@katyperrygoals) em

Periodicidade das postagens

A postagens não tem um “prazo definido” para serem feitas, mas vale dizer que o Instagram da Starbucks é atualizado diariamente. As vezes varia para dois ou três dias, mas eles mantem um frequência de publicações bem consistente, nunca deixando os seus seguidores se esquecerem da marca. Já no Facebook, a média de postagem é muito maior, podendo variar uma postagem para outra por até um mês. Vale destacar aqui que o conteúdo produzido para o Instagram não é replicado para o Facebook, sendo canais diferentes, visando atingir objetivos diferentes, mas com um mesmo propósito: criar relacionamento com seus clientes.

Estilo das imagens

Divertidas, coloridas, criativas, bem enquadradas, deliciosas…O que esperar das fotografias dos cafés mais gostosos do mundo? A Starbucks conhece muito bem a relação de seus clientes com seus produtos e o resultado disso são imagens e vídeos condizentes com o cenário da empresa. Uma imagem mais deliciosa do que a outra…

The s’more the s’merrier. #SmoresFrappuccino

Uma publicação compartilhada por Starbucks Coffee ☕ (@starbucks) em

Ready to unwind, rain or shine. #IcedCaramelMacchiato #IcedPassionTea #IcedVanillaLatte Regram: @pattycascar

Uma publicação compartilhada por Starbucks Coffee ☕ (@starbucks) em

Dessa case, fica uma lição muito simples: redes sociais não se tratam apenas de marketing digital, mas de relacionamento. Apostar no relacionamento com seu cliente através das mídias sociais é essencial para o sucesso de um negócio. Fidelizar, incentivar e fazer seu cliente participar da construção do seu negócio é um dos fatores chaves para o crescimento de sua empresa. Afinal, depois desse caso real de como as mídias sociais podem ser funcionais para seu negócio, o que você tá esperando para começar?

Lucila Turqueto

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