Cases de sucesso: Havaianas

Cases de sucesso: Havaianas


06/10/2017

A Havaianas é definitivamente uma das maiores empresas do Brasil. Na verdade, é uma das marcas brasileiras mais valiosas em todo o mundo. O estilo inconfundível já se tornou um símbolo da cultura brasileira. A marca carrega consigo bom humor, simplicidade, alto-astral, cores (muitas cores) e representa muito bem a “identidade” do brasileiro mundo afora.

A empresa já passou por muita coisa desde sua criação, lá em 1962. Entre um passado de várias histórias, vale destacar a genial estratégia de marketing utilizada nos 90. Os chinelos de borracha eram usados tanto por classes mais altas/médias quanto mais baixas. Enquanto a classe mais baixa tinha vergonha de usar as sandálias por serem “humildes demais”, a classe média não se incomodava tanto assim. A solução para isso? Reconquistar os dois públicos. A empresa começou a anunciar seus produtos tanto em revistas de moda, como a Vogue, como produzir comerciais para TV com depoimentos de celebridades enaltecendo as famosas Havaianas.  O sucesso foi tão grande que eles não demoraram muito para usar a mesma estratégia em outros países e se tornarem talvez a marca de sandálias mais famosas do mundo!

Apesar dessa história ser um dos maiores cases de marketing do Brasil, não estamos aqui para falar especificamente sobre isso. Hoje eu quero falar sobre o marketing digital da Havaianas, que na verdade, não é tão diferente dessa estratégia. A marca é sólida em todas suas redes sociais. No Facebook, tem cerca de 7,5 milhões de seguidores. No Instagram, a empresa se aproximo de 1 milhão de seguidores. Além disso, estão presentes no Pinterest, Tumblr… Mas o que faz as sandálias serem tão grandes assim?

Tipo de conteúdo

A Havaianas aposta em um conteúdo leve, engraçado, colorido, moderno, praiano, etc (adicione outros adjetivos convenientes aqui). A empresa traz um tom de positividade, com inúmeras fotos de paisagens perfeitas ou animais fofinhos dispondo de um par de sandálias ao lado. Afinal, quem resiste a animais fofos ou paisagens lindas, não é? Rs.
Além disso, através da hashtag #TôdeHavaianas, eles convidam seus clientes a divulgarem suas fotos  e por muitas vezes postam em sua página do Instagram. Como venho dizendo, construir uma base de relacionamento é fundamental para incentivar a participação dos clientes dentro dos seus canais digitais. Desse modo, com “uma chance de ter a foto postada no Insta da Havaianas”, os clientes consagram cada vez mais a hashtag dentro da plataforma. Mais uma prova que relacionamento com os cliente é sempre uma boa opção. Dá uma olhada nessa publicação que um cliente enviou:

#TôDeHavaianas #HavaianasMoment #VoyConHavaianas #beach @anasguario

Uma publicação compartilhada por Havaianas (@havaianas) em

Tom do texto

Não só o texto, mas a Havaianas tem uma abordagem bem “divertida” em suas publicações. Quem assiste aos comerciais da marca, sabe bem do que eu estou falando. Quem não se lembra do famoso comercial aonde o vendedor sai gritando pela praia “Olhaaaa as Havaianas?”. Bom humor e sacadas divertidas (as vezes um humor até mais ácido) definitivamente fazem parte da estratégia digital da empresa.

A maior prova de que a empresa “adora uma piada” é o tumblr que a Havaianas criou em 2015, com gifs da atriz Suzana Vieira, o “Suzana Diva!”. A campanha consiste basicamente em gifs bem humorados da atriz em situações que envolvem as sandálias. Bom humor e celebridades (essa pra lá de particular rs) tem funcionado muito bem para a empresa.

case havaianas marketing digital

Periodicidade das postagens

Consistência nas publicações. É quase impecável a frequência de publicação no Instagram da marca – uma publicação a cada dois dias. Esse é o tipo de ação que fideliza seguidores e os mantém sempre participativos em seus canais digitais. No Facebook, a história se repete, mas com um pouco menos de meticulosidade. A cada 2 ou 3 dias, eles atualizam a página com algum post novo.

Aqui, vale citar que o conteúdo do Facebook é mais voltado em anunciar novos produtos e comerciais da empresa, enquanto o Instagram é mais colaborativo, divertido e feito para participação de todos. Estratégias diferentes para canais diferentes.

Através de bom humor, “brasilidade” e relacionamento com os clientes, a Havaianas leva ao mundo muito mais do que seus produtos. O grande truque é a forma como a empresa se comunica. Eles conseguem entender o digital como uma extensão do mundo real. A estratégia de conexão que eles buscaram nos anos 90 (fazer todas as classes se identificarem de alguma maneira com os seus produtos), continua em evidência em seus canais digitais, mas agora fazendo o uso de ferramentas mais modernas. A reputação de amigável e colorido deixa seus clientes à vontade. Sabe aquele slogan – “Havaianas, todo mundo usa”? Pois bem, realmente todo mundo usa mesmo, seja para ir para a praia, para ir na padaria ou qualquer outro lugar.

 

Lucila Turqueto

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