Arquitetura e as redes sociais: funciona para atrair clientes?

Arquitetura e as redes sociais: funciona para atrair clientes?


06/02/2017

Está comprovado que as redes sociais exercem grande influência nas decisões de compra. “Ok, talvez funcione para adquirir um tênis novo…” Mas e quando o assunto é Arquitetura? Existe público disposto a contratar projetos na internet?

Se você tem interesse em atrair novos clientes, prossiga a leitura deste artigo. Aqui, também vamos abordar:

  • Dados relevantes sobre o mundo virtual;
  • Métricas que você deve acompanhar de perto;
  • Estratégias de divulgação dos seus projetos;

O mercado de Arquitetura é restrito?

Manter bons relacionamentos é a maneira usual de conquistar clientes para projetos de arquitetura. Mesmo no caso de profissionais reconhecidos, que capricham na qualidade e cumprimento de prazos, impressionando a cada entrega. Uma boa recomendação é sempre o melhor cartão de visitas.

Entre as estratégias mais adotadas, estão a presença em eventos, participação em círculos sociais, clubes de serviço, entre outros. O que nem sempre é possível sem algum esforço e investimento. Afinal, o acesso a ambientes exclusivos é privilégio de poucos. E tem seu preço.

Como a prospecção comercial envolve despesas, também é esperado que haja retorno equivalente. No entanto, qualquer profissional já questionou se o seu trabalho vem sendo valorizado adequadamente. As inovações tecnológicas podem ajudar nisso?

As pessoas usam a internet somente pra buscar inspiração?

Se o acesso aos círculos sociais é difícil para arquitetos iniciantes, a busca por clientes deve migrar para outros meios de influência.

Observe o comportamento de clientes potenciais como jovens que saem da casa dos pais, casais que adquirem o primeiro imóvel, divorciados, entre outros nichos de público.

É nas redes sociais que todos eles se atualizam e buscam referências sobre produtos e serviços. Sites como o Facebook, deixaram de ser apenas entretenimento para se tornarem uma das principais fontes de informação da atualidade.

E cada vez mais pessoas estão ganhando dinheiro através de produtos expostos e negociados na internet. Apenas no primeiro semestre de 2016, o comércio digital movimentou mais de R$ 19,6 bilhões no Brasil. Isso representa 5,2% de crescimento em relação a igual período em 2015.

Como divulgar meus serviços nas redes sociais?

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a facilidade de mensurar o retorno para cada investimento. Tudo o que as pessoas fazem na internet deixa rastros.

Por outro lado, isso é muito difícil nas mídias tradicionais. Se você já anunciou em revista, por exemplo, não sabe quantas pessoas prestaram atenção em sua propaganda, nem mesmo é capaz de medir o que ela resultou em negócios.

Muitos profissionais até já criaram perfis nas redes sociais. No entanto, não souberam trabalhar o conteúdo e se frustraram com os resultados. É um exemplo bem comum.

Para evitar que isso aconteça, é preciso muito planejamento e dedicação:

  1. Em primeiro lugar, estabeleça um nicho de público. Assim, será mais fácil pensar conteúdos específicos e diferenciados. E suas publicações vão se destacar em meio a milhares de outras que aparecem todos os dias na internet;
  2. Capriche nas fotos. Selecione imagens criativas, ângulos improváveis. Mantenha uma coerência em relação ao estilo, para familiarizar o público;
  3. Observe os horários e frequência mais indicados para suas postagens.
  4. Siga a regra 80/20, onde a maior parte das publicações não faça ofertas de produtos ou serviços, mas ofereça conteúdo valioso e relevante para seu público;
  5. Crie um blog. Afinal, seu conteúdo nas redes sociais fica sujeitos a regras que mudam com frequência. Tenha seu próprio espaço na internet;
  6. Cadastre o máximo de e-mails possível. Você vai perceber que eles serão um grande patrimônio.

Regra de ouro: busque aprender sempre

Com a grande rapidez com que surgem mudanças no mundo digital, o que funciona bem hoje pode ser irrelevante amanhã. Por isso é importante acompanhar tendências, descobrir novas ferramentas e possibilidades. Aqui no blog teremos sempre novos artigos com dicas selecionadas cuidadosamente.

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Lucila Turqueto

1 Comentário

  • Vitória Gomes
    14/02/2017

    Adorei o texto! Faço tudo isso e vejo que tem retorno, contanto que seja verdadeiro. Quem lê percebe!
    Meu site está em reforma, mas vai ao ar em Março. Enquanto isso, sigo no meu blog, que daqui a pouco completa seis meses no ar!

    abs

    Vitória

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