10 lugares que todo estudante de arquitetura deve conhecer em São Paulo

10 lugares que todo estudante de arquitetura deve conhecer em São Paulo


14/06/2017

Fiz uma seleção especial de dez lugares, aqui em São Paulo, que todo estudante de arquitetura (e os arquitetos já formados também) devem conhecer! Lugares esses que vão além das obras já tradicionalmente conhecidas, como Copan, Edifício Martinelli, Masp, entre outras.

Busquei fazer uma seleção que mistura projetos mais modernos e os tradicionais. Bem, espero que gostem e caso já tenham visitado algum deles, me contem aqui nos comentários o que acharam do local.

Parque Ibirapuera

Se você mora em São Paulo e ainda não conhece o Parque Ibirapuera, você deveria se envergonhar. Um dos parques mais conhecidos de São Paulo, ele abriga um conjunto arquitetônico que merece ser conhecido! Entre eles, estão o Planetário, o Obelisco, o Monumento  às Bandeiras, a OCA, entre outros. O parque foi eleito em 2015 como “melhor parque urbano do planeta” pelo jornal The Guardian.  

Inaugurado em: 1954
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana.

Edifício Corujas

O Edifício Corujas foi idealizado pelos arquitetos da FGMF Arquitetos. É um prédio de escritórios de diferentes tamanhos e formatos.

A proposta inicial do projeto era criar um ambiente diferente dos tradicionais daquela região, dando um aspecto mais humanizado. Levando em consideração também a sustentabilidade.

Inaugurado em: 2014
Endereço: rua Natingui – Vila Madalena

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca do estado de São Paulo foi inaugurada em 1905 e possui linhas apaixonantes em sua estrutura. Projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, é o museu de arte mais antigo de São Paulo. Além de incrível por fora, é incrível por dentro também. A Pinacoteca abriga mais de dez mil peças, abrangendo a história da pintura brasileira dos séculos XIX  e XX.

Inaugurado em: 1905
Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz

Casa Modernista

Projetada em 1927 e construída um ano depois, a Casa Modernista é de autoria do arquiteto russo Gregori Warchavchik, sendo um das primeiras obra de arquitetura moderna no Brasil. Na verdade, ela é considerada a construção-simbolo da arquitetura moderna brasileira.

Inaugurada em: 1930
Endereço: rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana.

Expresso Tiradentes

Um arquiteto sabe ver cada obra com um olhar diferente dos demais, por isso escolhi o corredor de ônibus em via elevada como um dos locais para você visitar. As curvas e o conforto são um dos pontos em destaque do projeto de Ruy Ohtake.

Inaugurado em: 2001
Endereço: Rua do Manifesto

Estar Móveis

A marca possui mais de 60 anos de mercado e resolveu inovar em sua loja conceito. O projeto foi do Superlimão Studio e surpreendeu o público com a fachada moderna.

Endereço: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1080 – Jardim América.

Fórum Trabalhista Ruy Barbosa

O projeto de Décio Tozzi e Karla Albuquerque levou 12 anos, após o início das obras, para ser inaugurado. A sua forma espartana e funcional tem como foco acabar com a associação da Justiça com a elite da população.

Inaugurado em: 2004
Endereço: avenida Marquês de São Vicente – Barra Funda.

Instituto Lina Bo Bardi

Mais conhecida como Casa de Vidro, a antiga residência da arquiteta Lina Bo Bardi se transformou em um acervo cultural e é aberta ao público mediante agendamento. É a primeira casa a ser construída no bairro do Morumbi, abrigando hoje parte da coleção de arte particular adquirida ao longo dos anos por Lina Bo e Pietro Maria Bardi.

Inaugurado em: 1951
Endereço: Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi.

Top Towers

O condomínio Top Towers, mais conhecido como “Prédio LEGO”, chama a atenção pelo visual assimétrico, que parece feito de peças do famoso brinquedo infantil, o LEGO. Foi projeto por Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi e possui prédios residenciais e comerciais.

Endereço: rua Vergueiro, 1421 – Vila Mariana

Japan House

O centro cultural Japan House é dedicado à cultura nipônica, com três andares com atrações gratuitas voltadas à arte, gastronomia e tecnologia. Sua arquitetura nipônica toda constituída de bambus chama a atenção em meio aos prédios da Avenida Paulista. Além de São Paulo, o espaço tem sedes em Londres e em Los Angeles.

Endereço: Avenida Paulista, 52
Inaugurado em: 2017

Lucila Turqueto

Sem Comentários

LEAVE A COMMENT